27-07-2022
Sob o mote “Vamos fechar a torneira”, o Grupo Águas de Portugal e a Agência Portuguesa do Ambiente, em parceria com a Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos e com o financiamento do Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente e da Ação Climática, lançam uma campanha de comunicação com o objetivo de sensibilizar para a importância de reduzir os consumos e fazer um uso eficiente da água. No contexto de seca que se vive em Portugal, fechar a torneira  é o desafio lançado a todas as pessoas e entidades para enfrentar a situação de seca que se vive em Portugal.   Explorando o conceito de “tempo”, a campanha multimeios reforça que uma torneira aberta durante um minuto pode gastar até 12 litros de água, o suficiente para garantir as necessidades básicas diárias de 1 milhão de portugueses. “Um minuto por dia, vamos fechar a torneira à seca” é o apelo principal das mensagens de sensibilização que vão ser veiculadas através de suportes de comunicação em outdoor, imprensa, digital e redes sociais.    Esta campanha de sensibilização faz parte das medidas previstas no Plano de Prevenção, Monitorização e Contingência para Situações de Seca aprovado pela Comissão Permanente de Prevenção, Monitorização e Acompanhamento dos Efeitos da Seca.
26-07-2022
A AgdA - Águas Públicas do Alentejo, esteve presente na FACECO – Feira das Atividades Culturais e Económicas do Concelho de Odemira, entre 22 e 24 de julho de 2022. Foi em S. Teotónio, Odemira, que a pecuária, o turismo, o artesanato e a gastronomia voltaram a ser celebrados, após dois anos de interregno. A Feira das Atividades Culturais e Económicas do Concelho de Odemira, contou ainda com um vasto programa de animação, alterações na organização dos espaços - como a estreia do espaço Creative Market - e a dinamização do 1º Concurso de Medronho da FACECO. A AgdA, também fez parte deste certame e no seu stand, demonstrou a importância da sua atividade para o bem-estar das populações locais e para a sustentabilidade ambiental da região. Ainda sensibilizou os visitantes para o uso eficiente da água e deu-lhes a possibilidade de se refrescarem com o seu bebedouro de água da torneira. Assim, a AgdA "matou a sede" e a curiosidade sobre os seus serviços de água em "alta" da região do Baixo Alentejo.  
14-07-2022
A Águas Públicas do Alentejo esteve presente FACAL – Feira de Artes e Cultura de Almodôvar, entre 8 e 10 de julho de 2022. Dois anos depois, a FACAL voltou e, a título excecional, realizou-se em duas ruas da Vila, no espaço em frente à Biblioteca Municipal, na Praça da República e na zona envolvente ao Jardim dos Bombeiros. O recinto do Campo das Eiras, que tradicionalmente acolhe a feira, está em obra de requalificação, o que não impediu a celebração dos 25 anos da FACAL no passado fim-de-semana.
12-07-2022
A AgdA - Águas Públicas do Alentejo iniciou, no passado dia 5 de julho, a adução aos aglomerados de Góis e S. Miguel do Pinheiro no concelho de Mértola e em Telhada, Dogueno e Santa Cruz no concelho de Almodôvar. Esta intervenção melhora o abastecimento e a qualidade da água nos aglomerados referidos. A conclusão da empreitada de Expansão em Almodôvar - Mértola Sudoeste (Eixos Secundários), permitiu o início da adução destes aglomerados a partir da ETA do Monte da Rocha. Isto, permite solucionar constrangimentos históricos de disponibilidade e qualidade de água, existentes nessa zona do território. O investimento de 2,2 milhões de euros na empreitada de Expansão em Almodôvar e Mértola Sudoeste – (Eixos Secundários) liga estes 5 aglomerados ao Sistema de Abastecimento do Monte da Rocha e contou com o apoio do POSEUR (Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos). Para que esta nova adução fosse concretizada, também foram necessários investimento prévios que contaram com o apoio do POVT (Programa Operacional Valorização do Território).
04-07-2022
A Águas Públicas do Alentejo, em parceria APA, AMGAP, ADENE, EPAL, EMAS e IES, apresentou, a 29 de junho, em Beja, o AGITAR - Programa de Ação participada para agitar mentalidades e promover a gestão eficiente da água. Cientes que os desafios globais de gestão integrada da água exigem parcerias alargadas, este é um projeto de mobilização coletiva para, com o envolvimento ativo das comunidades locais, reforçarmos a resiliência do território face aos cenários de aumento da escassez do recurso água. Na sessão de lançamento, que foi também transmitida online, Francisco Narciso, Presidente do Conselho de Administração da Agda, reforçou que “...a água é união, que os desafios da água que enfrentamos vão exigir uma união reforçada com parcerias alargadas, por isso e enquanto entidade gestora de uma parceria estamos apostados em mobilizar o território em torno de iniciativas com impacto, agitando mentalidades para promover a gestão eficiente, mas também antecipando cenários de crise tidos como cada vez mais prováveis.É pois através desta iniciativa integrada em sete aglomerados piloto, com histórico de constrangimentos vários, que iremos refletir sobre a infraestrutura de hoje e de amanhã e sobre os comportamentos de todas as partes interessadas.”
24-06-2022
A Águas Públicas do Alentejo marca presença na XXX PIMEL - Feira do Turismo e das Atividades Económicas de Alcácer do Sal, que decorre entre 23 e 26 de junho. no Parque Urbano de Alcácer do Sal. Em 2022, a PIMEL celebra três décadas a “divulgar, e promover, as atividades económicas na região e nas suas mais diversas áreas”. No seu stand na zona de exposição deste certame, a Agda convida os visitantes a conhecer a atividade que desenvolve na região e os impactos positivos daí decorrentes. Sensibiliza ainda para o uso eficiente da água.
14-06-2022
A VII edição do Beja Cup reúne, a 10,11, 12 e 16 de junho, mais de mil jovens futebolistas, com idades compreendidas em os 6 e os 13 anos, em representação de 60 equipas de 30 clubes. A AgdA - Águas Públicas do Alentejo, numa ação conjunta com a EMAS Beja, distribuiu cantis de água reutilizáveis a todos os atletas para consumo de água da torneira, uma opção sustentável, ecológica e de qualidade. Este evento desportivo, organizado pelo Clube Desportivo de Beja, reune equipas do setor de formação, dos escalões Sub 7, 9, 10, 11, 12 e 14 de vários pontos do país no Complexo Desportivo Fernando Mamede. Numa ação conjunta entre a AgdA e a EMAS – Empresa Municipal de Água e Saneamento de Beja, EM, foram distribuídos pelos atletas, cantis de água reutilizáveis para “Refill” com água da rede de distribuição, contribuindo assim para a redução de plástico de utilização única e para a promoção do consumo seguro e de qualidade da “água da torneira”. No arranque da competição, João Maurício, Administrador da AgdA, e Carla Cavaco, Administradora Executiva da EMAS Beja, entregaram simbolicamente os cantis reutilizáveis a uma das equipas da casa, do Clube Desportivo de Beja.
14-06-2022
A Águas Públicas do Alentejo esteve presente na XX edição da Feira do Campo Alentejano, em Aljustrel, entre 10 e 12 de junho de 2022. Após dois anos de interregno devido à pandemia, este certame que se centra nas atividades económicas, destacando-se as ligadas à agropecuária e agroindústria, mas que integra também a gastronomia, o artesanato e os produtos tradicionais, voltou a abrir portas. A Agda, no seu stand, procurou demonstrar a importância da sua atividade para o bem-estar das populações locais e para a sustentabilidade ambiental da região e sensibilizar os visitantes para o uso eficiente da água.
07-06-2022
A AgdA - Águas Públicas do Alentejo subscreveu a “Declaração de Compromisso para Adaptação e Mitigação das Alterações Climáticas nos Serviços de Águas”, proposta pela APDA a nível nacional, a 2 de junho, no Centro UNESCO, em Beja. Este documento foi proposto pela APDA aos Municípios e Entidades Gestoras de todo o país e visa um setor mais eficiente e bem preparado perante a emergência climática. Na sessão que decorreu no Centro UNESCO, em Beja, 15 entidades, entre as quais a AgdA, reforçaram o seu compromisso de resposta ao desafio das alterações climáticas.

BEJA
Rua Dr. Aresta Branco nº 51
7800-310 Beja
Portugal
284 101 100
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

poseur logo portugal2020 logo UE logo