30-11-2022
A 28 e 29 de novembro, as Jornadas de Engenharia do Grupo Águas de Portugal regressaram para mais uma edição, em Lisboa, no Centro de Congressos da FIL - Parque das Nações, com o tema “Água, um valor mobilizador”. A 13ª edição deste evento técnico anualmente organizado pela AdP Valor contou, no dia 29 de novembro, com participação do Dr. João Mimoso em representação da AgdA - Águas Públicas do Alentejo, no painel da sessão “Reutilização e Recarga de Aquíferos” para apresentar o projeto “Bacias de infiltração: caso de estudo ETAR da Comporta”.
25-11-2022
A 24 de novembro, começámos o dia com pequenos artistas multifacetados, capazes de montar puzzles gigantes e analisar a qualidade da água!       Ontem, a AgdA visitou o Centro Infantil Coronel Sousa Tavares para uma ação de educação ambiental na qual apresentou a empresa e o ABC dos sistemas de abastecimento de água e dos sistemas de tratamento de águas residuais. Para trocar isto em miúdos de uma forma mais eficaz, o Engenheiro Álvaro Tavares ainda mostrou, num “minilaboratório”, o processo de tratamento de água, onde com amostras de água e diferentes reagentes, foi possível as crianças verem os processos de coagulação, floculação e decantação.
24-11-2022
No dia 27 de junho de 2022, o LNEC – Laboratório Nacional de Engenharia Civil promoveu a primeira reunião do projeto agreeMAR com a AgdA - Águas Públicas do Alentejo, a APA/ARH-Alentejo e a EDIA - Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva, para apresentar o projeto e o seu enquadramento.   Na sequência deste primeiro encontro, foi promovida uma sessão de trabalho com os referidos stakeholders, que teve lugar no passado dia 18 de novembro, culminando numa visita de campo à ETAR da Comporta no dia 21 de novembro. A equipa do projeto agreeMAR, composta por técnicos do LNEC e da ADELPHI visitaram a ETAR da Comporta, onde já existe implementado um sistema de tratamento de águas residuais urbanas, que contempla como órgão de rejeição do efluente tratado bacias de infiltração, promovendo dessa forma a recarga do aquífero. Esta opção contribui em certa medida para a mitigação do avanço da cunha salina no aquífero em questão.
23-11-2022
A ENGIDRO, empresa portuguesa de consultoria em engenharia, visitou a Estação Elevatória e a ETAR da Comporta no âmbito da celebração do seu 43.º aniversário. Em sinal de reconhecimento desta importante consultora, a AgdA - Águas Publicas do Alentejo associou-se através da recepção da comitiva por parte do Presidente do Conselho de Administração, Dr. Francisco Narciso, do Diretor de Engenharia e Gestão de Ativos Eng.º Carlos Domingos e da Coordenadora do Centro Operacional Eng.ª Cristina Ramos.   A ENGIDRO engloba estudos e projetos de tratamento e abastecimento de água, drenagem e tratamento de águas residuais, recolha e tratamento de resíduos sólidos, tendo aproveitado para se inteirarem de um sistema particular por promover a recarga do aquífero através de bacias de infiltração.   É com muito apreço que recebemos a visita de uma das empresas mais relevantes do setor, cuja atividade é crucial para o ambiente e a qualidade de vida das populações, o que muito valorizamos.    A AgdA deseja votos de muito sucesso a esta equipa e dá, uma vez mais, os parabéns à ENGIDRO!  
11-11-2022
As empresas do grupo AdP, inclusive a AgdA, associaram-se à Film Ideia e à SIC Mulher no projeto “Movimento S”. Este programa, que estreou no dia 1 de outubro na SIC Mulher, pretende ser promotor de bons hábitos de saúde física e mental. O sétimo episódio estreia amanhã, dia 12 de novembro, e conta com a participação da AgdA, que foi muito bem representada pela nossa Diretora de Operações, a Engenheira Ângela Valadas. No episódio, a Engª Ângela aborda a resiliência do território face à escassez de água, dando a conhecer brevemente a AgdA e ainda dicas para o uso eficiente da água.
10-11-2022
No âmbito do programa AGITAR, iniciativa com as comunidades para promover a gestão eficiente da água, a AgdA – Águas Públicas do Alentejo S.A. dinamizou em conjunto com o IES – Social Business School, um Impact Bootcamp. Durante dois dias, líderes de opinião de 5 aglomerados dos Municípios de Mértola, Aljustrel, Grândola, Serpa, Alcácer do Sal, juntaram-se em duas sessões de trabalho o dia inteiro. O Impact Bootcamp combinou momentos de exposição teórica e aplicação prática, e desdobrou-se em 10 sessões participativas sequenciais. As 10 sessões propostas aos grupos de trabalho centraram-se na problemática da escassez de água, fazendo com que os participantes pensassem em soluções técnicas e criativas para combater estes desafios, definindo o seu modelo de negócio e o plano de implementação.
07-11-2022
No âmbito do programa AGITAR, de 11 a 12 de outubro, A AgdA - Águas Públicas do Alentejo S.A, em conjunto com a ADENE, desenvolveu um conjunto de quatro Sessões de Capacitação Técnica AQUA+ em Montemor-o-Novo, Grândola, Ourique e Serpa. Estas sessões, dirigidas aos municípios, juntas de freguesias e técnicos que atuam na região, têm como objetivo capacitar os técnicos para as melhores práticas de eficiência hídrica e nexus água-energia em edifícios, tendo por base a metodologia AQUA+.
31-10-2022
De 29 de outubro a 1 de novembro, a Águas Públicas do Alentejo marca presença na Feira dos Santos, em Alvito.  Um dos certames mais aguardados da região de Alvito regressou este fim-de-semana. O programa da feira conta com espetáculos musicais, a Festa Coparias, momentos culturais e amanhã, dia 1 de novembro (terça-feira), a tradição volta a reunir os naturais do concelho que residem fora, para um almoço no âmbito do “6.º Encontro de Alvitenses”. A AgdA- Águas Públicas do Alentejo, está presente nesta feira, dando a conhecer a atividade que desenvolve na região e os impactos positivos daí decorrentes. A AgdA sensibiliza, assim, a comunidade para o devido uso da rede de saneamento e para o uso eficiente da água através das suas campanhas.
20-10-2022
De 19 a 20 de outubro de 2022, Beja recebeu a terceira edição do ciclo de conferências “Energy & Climate Summit”, dedicada ao tema da “Água” e aos desafios das alterações climáticas para o futuro, debatendo soluções para um setor fundamental à vida. O evento juntou diversos responsáveis políticos e de empresas do setor, assim como especialistas nacionais e da CPLP, de modo que, em conjunto, se possa refletir sobre os problemas que afetam o setor da água, nomeadamente a seca e escassez deste recurso, partilhando visões e contributos que poderão tornar-nos mais resilientes num mundo cujas alterações climáticas se fazem sentir cada vez mais. Cooperando neste evento e dando o seu contributo no que respeita aos exemplos e melhores práticas a seguir, o Presidente da AgdA, Dr. Francisco Narciso, fez parte do IV Painel que, na manhã de dia 20 de outubro, dialogou sobre o tema "Transvases sim ou não?".

BEJA
Rua Dr. Aresta Branco nº 51
7800-310 Beja
Portugal
284 101 100
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

poseur logo portugal2020 logo UE logo