No passado dia 4 de abril, a AgdA – Águas Públicas do Alentejo, S.A. recebeu a presidência do município de Santiago do Cacém, em visita às obras da nova Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Ermidas do Sado e do Sistema de Transporte de Águas Residuais Rejeitadas de Ermidas do Sado.
(Fotografia: Câmara Municipal de Santiago do Cacém)
As empreitadas contemplam a construção da ETAR, a cargo da empresa Acciona – Água, S.A., bem como a execução de uma Estação Elevatória e respetiva conduta de transporte, a cargo da empresa Canudo Lança, Lda.
(Fotografias: Câmara Municipal de Santiago do Cacém)
A nova ETAR de Ermidas do Sado está dimensionada para uma carga orgânica de 4.100 habitantes-equivalentes e terá capacidade para tratar um caudal máximo de 60 m³/hora de águas residuais. A conclusão dos trabalhos de construção civil da ETAR está prevista para junho de 2025, a qual se sucede um período de 1 ano de arranque, sobre a responsabilidade do empreiteiro. A empreitada do Sistema de Transporte de Águas Residuais Rejeitadas de Ermidas do Sado, está prevista para maio de 2025.
O investimento global da intervenção é de cerca de 4,1 milhões de euros. A empreitada da nova ETAR de Ermidas do Sado representa 3,1 milhões de euros e candidatou-se a cofinanciamento no âmbito do Programa Alentejo 2030. O Sistema de Transporte de Águas Residuais Rejeitadas de Ermidas do Sado é financiado através do Programa COMPETE, ao abrigo da iniciativa REACT-EU, representando um investimento de cerca de 826 mil euros.