Estrutura Organizacional
Para o correto exercício das suas funções, AgdA – Águas Públicas do Alentejo, S.A. dispõe de um conjunto de órgãos funcionais, para apoio à gestão da empresa.
Os órgãos de apoio ou staff têm como principais atribuições:
Sustentabilidade Empresarial
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Promover e coordenar as atividades relativas às obrigações dos sistemas de gestão da qualidade, ambiente, higiene e segurança e responsabilidade social, constantes do Contrato de Parceria e dos compromissos assumidos pela empresa;
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Análise do Risco: Gestão do risco empresarial; Riscos de Corrupção e Infrações Conexas;
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Promoção de Estudos de Investigação, Desenvolvimento e Inovação(I&D+I) em toda a cadeia de valor.
Comunicação e Educação Ambiental
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Elaboração do plano de comunicação da empresa e coordenação da comunicação interna e externa;
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Gestão das iniciativas de comunicação institucional da empresa e das relações com os órgãos de comunicação social;
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Definição, em articulação com as entidades parceiras, dos standards de imagem da empresa e controlo da sua aplicação, nomeadamente nas viaturas, nas obras em curso e nas instalações;
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Atividades de comunicação de âmbito escolar e sensibilização ambientalde acordo com a estratégia e plano de comunicação.;
Gestão de Origens
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Identificar e implementar as melhores soluções para origens de água, em termos de quantidade, qualidade e segurança, sejam origens subterrâneas e superficiais, sejam outras alternativas, bem transmitir conjunto de requisitos para adequação do processo de tratamento;
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Apoiar a elaboração, manutenção e implementação do Plano Estratégico de Adaptação às Alterações Climáticas;
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Apoiar a elaboração e cumprimento do plano de monitorização da qualidade da água nas origens, na água fornecida para consumo humano e nas descargas de águas residuais;
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Apoiar a elaboração, manutenção e implementação dos planos de segurança e de seca/contingência, incluindo a articulação com a comunidade e entidades interessadas;
- Apoiar a identificação e implementação das melhores soluções de proteção e preservação das origens da entidade gestora e de entidades fornecedoras do sistema, incluindo gestão de licenças de captação e perímetros de proteção;
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Apoiar a gestão ativa das origens, incluindo nas manobras de operação.
Secretario da Sociedade
- Zelar pelo cumprimento das obrigações da Sociedade, sob a orientação do Presidente do Conselho de Administração, em matéria de elaboração e arquivo de atas do Conselho de Administração, bem como o expediente a elas relativo e registo comercial dos atos sociais a ele sujeitos;
- Assegurar o apoio logístico às reuniões do Conselho de Administração e aos membros do Conselho de Administração e difundir as respetivas deliberações;
Jurídico-Legal
- Elaborar pareceres / interpretações sobre a aplicação do Contrato de Gestão, bem como de outros contratos, legislação, normas e regulamentos;
- Assessoria nos processos de concurso e sua avaliação;
- Resolução de disputas e litígios e patrocínio da empresa em ações judiciais, quer na qualidade de demandante ou demandada.
Secretariado e Apoio
- Apoio administrativo na atividade regular e societária, das agendas e da correspondência recebida e expedida, incluindo gestão de arquivo.
Direção Administrativa e Financeira
- Participação na preparação dos planos a médio e longo prazo para a empresa, com incidência na estratégia e política tarifária, na fixação de objetivos e na afetação de custos;
- Assegurar a gestão financeira da empresa;
- Assegurar a contabilidade geral e analítica;
- Elaboração e execução do orçamento da empresa e sua atualização;
- Assegurar a gestão patrimonial dos bens da empresa, bem como o direito de utilização das infraestruturas municipais;
- Gestão dos processos inerentes às relações de trabalho;
- Gestão de processos de aquisição de bens e serviços e gestão do parque automóvel da empresa.
Direção de Engenharia e Gestão de Ativos
- Acompanhar o Plano de Investimentos de novas empreitadas, de obras de ampliação e reabilitação de infraestruturas, gerindo a sua execução em termos de prazo, custo e qualidade;
- Coordenar a execução e fiscalização das obras em curso;
- Elaborar, acompanhar e desenvolver projetos de engenharia nas várias especialidades da empresa;
- Coordenar a execução e fiscalização das obras em curso, assim como as demais prestações de serviços necessárias.
Direção de Manutenção
- Propor uma política de gestão da manutenção, ao nível de planeamento e controlo, gestão de recursos, gestão de serviços e avaliação de resultados;
- Propor um planeamento e executar as ações de manutenção preventiva, corretiva, condicionada e sistemática dos ativos da empresa, com o objetivo de garantir a qualidade de serviço;
- Propor uma política de gestão de energia, com o objetivo da maximização de eficiência energética nas infraestruturas;
- Monitorizar os consumos energéticos da empresa e desenvolver um plano de eficiência energética;
- Planear e executar ações para otimizar processos e reduzir consumos desnecessários.
Direção de Operação
- Coordenação e execução das ações de operação e comando da captação, tratamento, adução e abastecimento de água para consumo incluindo a coordenação geral dos centros de operação, servindo clientes municipais;
- Coordenação das ações de operação e comando da recolha, tratamento, rejeição e medição de efluentes, incluindo a coordenação geral dos centros de operação nas ETAR, servindo clientes municipais;
- Coordenação e execução da gestão de resíduos;
- Execução de estudos para melhoria do funcionamento dos sistemas de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais;
- Supervisão e comando da operação através de telegestão e telemetria;
- Gestão do parque de equipamentos de medição caudal.