Esta terça-feira, dia 4 de outubro, inaugurámos o Sistema de Transporte Elevatório e Tratamento de Águas Residuais do Rosário, no Concelho de Almodôvar. Estiveram presentes na inauguração oficial os representantes da AgdA – Águas do Alentejo, Executivo Municipal da autarquia de Almodôvar e o Executivo da Junta de freguesia do Rosário.
A localidade conta desde setembro com um novo sistema de tratamento de águas residuais, um investimento avaliado em mais de 913 mil euros (913 466,42€). As obras do novo sistema de águas residuais do Rosário foram promovidas pela empresa AgdA - Águas Públicas do Alentejo S.A, com cofinanciamento do POSEUR - Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos recursos. A infraestrutura, constituída por um Sistema Elevatório e por uma ETAR, serve uma população de 468 residentes.
De acordo com o Dr. António Bota, presidente da Câmara de Almodôvar, “este foi um momento importantíssimo”, pois o novo sistema vem “resolver uma situação com 25 anos de existência”, permitindo que a água residual seja devidamente tratada através da ETAR, que permitiu inclusive a reabilitação do leito de plantas Macrófitas para depurar a água. O Executivo da Junta de Freguesia do Rosário nota ainda que “foram os esforços conjuntos da Câmara Municipal de Almodôvar, da Junta de Freguesia do Rosário e das Águas Públicas do Alentejo que fizeram com que esta obra fosse uma realidade”.
A nova infraestrutura veio substituir a antiga estação elevatória, uma vez que esta se encontrava obsoleta. Pode consultar mais informações sobre o Sistema de Águas Residuais de Rosário aqui.