No dia 27 de junho de 2022, o LNEC – Laboratório Nacional de Engenharia Civil promoveu a primeira reunião do projeto agreeMAR com a AgdA - Águas Públicas do Alentejo, a APA/ARH-Alentejo e a EDIA - Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva, para apresentar o projeto e o seu enquadramento.
Na sequência deste primeiro encontro, foi promovida uma sessão de trabalho com os referidos stakeholders, que teve lugar no passado dia 18 de novembro, culminando numa visita de campo à ETAR da Comporta no dia 21 de novembro. A equipa do projeto agreeMAR, composta por técnicos do LNEC e da ADELPHI visitaram a ETAR da Comporta, onde já existe implementado um sistema de tratamento de águas residuais urbanas, que contempla como órgão de rejeição do efluente tratado bacias de infiltração, promovendo dessa forma a recarga do aquífero. Esta opção contribui em certa medida para a mitigação do avanço da cunha salina no aquífero em questão.
Após a apresentação da instalação e do seu processo de tratamento, a visita centrou-se essencialmente na avaliação das bacias de infiltração e respetivos piezómetros instalados, com o objetivo de avaliar através do programa de monitorização das águas subterrâneas, a evolução da qualidade da massa de água subterrânea.
O projeto agreeMAR propõe uma gestão melhorada e integrada dos recursos hídricos, centrada na otimização do armazenamento de água no subsolo com o objetivo de aumentar a segurança hídrica na região mediterrânica. O projeto visa aplicar uma série de metodologias de carácter científico, que permitam modelar todo o processo de fluxo subterrâneo, no sentido de aferir o potencial desta solução e assim considerar a possibilidade do sistema em causa ser replicado em outras áreas com condições semelhantes.