No âmbito do programa AGITAR, iniciativa com as comunidades para promover a gestão eficiente da água, a AgdA – Águas Públicas do Alentejo S.A. dinamizou em conjunto com o IES – Social Business School, um Impact Bootcamp.
Durante dois dias, líderes de opinião de 5 aglomerados dos Municípios de Mértola, Aljustrel, Grândola, Serpa, Alcácer do Sal, juntaram-se em duas sessões de trabalho o dia inteiro.
O Impact Bootcamp combinou momentos de exposição teórica e aplicação prática, e desdobrou-se em 10 sessões participativas sequenciais. As 10 sessões propostas aos grupos de trabalho centraram-se na problemática da escassez de água, fazendo com que os participantes pensassem em soluções técnicas e criativas para combater estes desafios, definindo o seu modelo de negócio e o plano de implementação.
Este programa do IES, dá aos participantes a oportunidade de desenvolverem novas iniciativas, baseadas num problema da sociedade que desejam resolver.
Entre as sessões sequenciais, foram trabalhadas temáticas como “Água, bem escasso, segurança hídrica e responsabilidade de todos” e “Importância de medidas de eficiência hídrica do lado dos utilizadores”, que incluiu o uso de equipamentos mais eficientes na habitação e que foi desenvolvido pela ADENE no âmbito do AQUA+.
Além do apoio no desenho das temáticas a trabalhar, a ADENE participou ainda como mentora durante as sessões de trabalho e integrou o júri, juntamente com a AgdA e a EPAL, que avaliou as soluções propostas pelas equipas ao final dos 2 dias de trabalho. Das sessões resultaram ideias bastante inovadoras e iremos trabalhar com as equipas para a sua implementação ao longo de 2023.