No âmbito do Dia Mundial do Saneamento (dia 19 de novembro), a ETAR de Beja esteve de portas abertas à comunidade dia 22 de novembro. Para celebrar a data, quisemos dar a oportunidade aos visitantes de conhecer a instalação e o processo de tratamento de águas residuais da ETAR de Beja.
Os nossos trabalhadores explicaram o processo de tratamento de água residual, para que possa ser devolvida ao meio ambiente com a qualidade necessária ao equilíbrio ambiental ou reutilizada em algumas situações onde o seu uso evita a captação de novas águas. Ainda explicaram quais os problemas causados pela colocação indevida de resíduos na rede de saneamento e transmitiram dicas de cuidados a ter com a mesma.
Os visitantes ficaram surpreendidos por saber que o processo de tratamento envolve microrganismos e que, depois de tratada, a água é encaminhada para uma lagoa cuja biodiversidade tem-se desenvolvido mais com o seguro tratamento da água residual. Por fim, ganharam ainda mais consciência sobre os cuidados a ter com a rede de saneamento. Um dia a recordar para os visitantes e para a AgdA!