A AgdA - Águas Públicas do Alentejo, aliou-se esta manhã, dia 13 de julho, ao Serviço de Imunohemoterapia da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) para apelar à dádiva de sangue.
Dinamizámos na ETA da Magra uma Sessão de Colheita com uma equipa multidisciplinar do Centro de Sangue e da Transplantação, na qual todos os trabalhadores da AgdA, que quiseram, doaram sangue!
Dar sangue é um gesto muito simples e que pode salvar vidas.
A dádiva de sangue é um ato cívico, voluntário e benévolo, que juntou hoje os nossos trabalhadores, dadores dos grupos A e O (Rh+ e Rh-), em prol da vida. Com esta ação, ajudámos a aumentar as reservas do banco de sangue do Hospital de Beja e contribuímos para fazer a diferença na vida de muitas pessoas.
Orgulhamo-nos de ter uma equipa altruísta e empática, que participa nestas ações! Parabenizamos os nossos trabalhadores e a equipa do Centro de Sangue e da Transplantação do ULSBA por ajudarem a salvar vidas.
Informações dádivas de sangue:
Antes da dádiva de sangue é realizada uma avaliação clínica (triagem clínica) por um profissional de saúde qualificado, para determinar a elegibilidade para a dádiva de sangue. O candidato a dador faz, no local e no dia, a avaliação clínica e exame físico (como determinação do seu peso, altura, hemoglobina e tensão arterial). Se não forem identificadas situações que possam pôr em causa a sua segurança, enquanto dador, e a segurança do recetor, enquanto doente, podem dar sangue. Assim, esta ação permitir-vos-á também analisar a vossa saúde através das análises ao sangue que terão de fazer. Posteriormente, recebem em casa os resultados das análises completas.
Os requisitos básicos para estarem elegíveis a doar sangue são:
• Ter entre 18 e 65 anos
• Pesar pelo menos 50kg
• Ter estilos e hábitos de vida saudáveis
Pode tirar dúvidas sobre a elegibilidade e saber mais informações aqui.