Abril é o Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância.
Em Portugal assinala-se este mês com o laço azul - a cor escolhida por Bonnie Finney, a americana que iniciou este movimento – e com o slogan “Serei o que me deres…que seja amor”.
À semelhança de anos anteriores, a AgdA aliou-se à CPCJ (Comissões de Proteção de Crianças e Jovens) de Grândola, visando a sensibilização de toda a comunidade para a temática da prevenção dos maus-tratos, iluminando o Reservatório de Grândola de azul- cor do laço, símbolo da campanha.
A promoção dos direitos e proteção das crianças e jovens constitui uma responsabilidade de toda a sociedade, pelo que a consciencialização da comunidade local para a importância da prevenção dos maus tratos na infância, a promoção do fortalecimento das famílias para uma parentalidade consciente, e a contribuição para o crescimento e desenvolvimento harmonioso das crianças/jovens e o seu bem-estar, deve assumir-se como um desígnio de Todos.
O Reservatório de Grândola ilumina-se de azul para assinalar o Mês Internacional da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância, relembrando que as crianças não devem ser maltratadas.