O Concurso de Artesanato "Água e Alentejo" evidenciou a conexão única entre a água e a criatividade artesanal, celebrando a identidade alentejana e a capacidade humana de transformar elementos naturais em verdadeiras obras de arte. Os artistas que participaram neste concurso demonstraram ter habilidades excecionais e um profundo respeito pela inovação e tradição, pela terra e pela água.
A manhã de dia 6 de outubro ficou marcada pela Cerimónia de Entrega de Prémios do Concurso de Artesanato “Água e Alentejo”, na Feira 'Patrimónios do Sul', em Beja. A Câmara Municipal de Beja aliou-se a esta iniciativa e convidou-nos a realizar não só a Cerimónia na 'Patrimónios do Sul' como também a Exposição das Peças Vencedoras. A Feira 'Patrimónios do Sul' foi o cenário perfeito para este evento cultural e artístico.
A cerimónia contou com a presença de artesãos talentosos, membros do júri do concurso, parceiros das entidades envolvidas, representantes da Águas Públicas do Alentejo e amantes do artesanato. Durante a cerimónia, foram entregues os prémios, destacando a diversidade de habilidades e técnicas dos artistas. As 10 peças vencedoras refletem várias interpretações criativas ao desafio proposto, que consistia em encontrar peças artesanais de valor artístico e ou utilitário, que evidenciassem valor cultural e social, de raiz tradicional ou contemporânea, relacionando a Água e o território do Alentejo.
Com aplausos calorosos e admiração por cada obra de arte premiada, os vencedores receberam troféus e reconhecimento pelo seu trabalho árduo e dedicação. Fique a conhecer os 10 vencedores:
1º. Rita Morais – A Maria Vai à Fonte
2º. Célia Macedo – (Re)púcaro de Montemor
3º. Inês Carvalho – Água que Cai e Sustenta
4º. Lia Silvério Morais – Água Traz, Água Leva
5º. António Rodrigues – Águas Passadas
6º. Joana Prestes de Oliveira – Mãe D’Água
7º. Nelson Ribeiro – Inquietação
8º. Hugo Cachaço – Dispensador de Bebida (Água)
9º. Cristina Amador – Alentejo Amigo da Água
10º. Renato Raposo – Chorei Saudades à Beira da Água que Corre
O artesanato assume um papel cultural inegável e é um importante aliado da utilização do recurso água nas vertentes de auxílio à população, não só artística como utilitária. O Alentejo é uma terra de história rica e com tradições profundas, que valoriza a água como um recurso precioso que moldou a vida e a cultura da sua comunidade. No decorrer do Concurso de Artesanato “Água e Alentejo”, celebrámos a cultura, a tradição e a importância vital da água nas nossas vidas e na região do Alentejo. Muito obrigado a todos os que fizeram parte desta celebração.
A ocasião ficou ainda marcada pela divulgação da Campanha "Água é Vida. Não a Desperdice".