O cancro da mama é o mais frequente (prevalente) em Portugal e em todo mundo. Outubro é o mês de iluminarmos a comunidade de cor-de-rosa, em prol de uma importante causa: a prevenção do cancro da mama.
O movimento “Outubro Rosa” tem o intuito de inspirar a mudança e mobilizar a sociedade para a luta contra o cancro da mama. A AgdA – Águas Públicas do Alentejo aliou-se ao Município de Grândola e ao Município de Serpa, a Vila Nova de São Bento, visando a sensibilização para o Cancro da Mama, iluminando o Reservatório de Grândola e o Reservatório de Vila Nova de São Bento de cor-de-rosa. A cor rosa, é utilizada para homenagear as mulheres com cancro da mama, sensibilizar para a prevenção e diagnóstico precoce e apoiar a investigação nesta área.
Reservatório de Grândola
Reservatório de Vila Nova de S. Bento
A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), em representação da EUROPA DONNA (Coligação Europeia Contra o Cancro da Mama) e através do Movimento “Vencer e Viver”, promove a iniciativa “Outubro Rosa” com a finalidade de consciencializar para a prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama, nomeadamente através do Rastreio, e divulgar informação e formas de apoio à mulher e família.
Se diagnosticado e tratado precocemente, o cancro da mama tem uma taxa de cura superior a 90%. A prevenção e diagnóstico precoce são fundamentais para o aumento da sobrevivência e manutenção da qualidade de vida da mulher.
Consulte mais informações e fatores de risco aqui.