A AgdA – Águas Públicas do Alentejo comemorou o Dia Mundial da Água com mais de cem alunos do 3.º e 4.º ano e do 10.º ano, dos concelhos de Serpa e de Castro Verde, associando-se a iniciativas de sensibilização dos respetivos municípios.
Durante a manhã, na Escola Secundária de Serpa, Francisco Narciso, Presidente da empresa, e João Maurício, administrador, integraram uma ação promovida pelo município e dirigida a alunos do 10º ano com o objetivo de sensibilizar os mais jovens para temas do uso eficiente da água e da escassez hídrica.
Durante a tarde, participaram na ação do município de Castro Verde “Dá-me uma Pinguinhas de Água”, que visou alertar e sensibilizar a comunidade local para a importância da poupança deste recurso tão essencial.
Os grupos corais “As Ceifeiras” de Entradas e “Os Ganhões” de Castro Verde associam-se a esta ação para, em conjunto com cerca de 80 alunos do projeto “Cante nas Escolas” do 3º e 4º anos do 1º Ciclo do Agrupamento de Escolas de Castro Verde, interpretarem modas alentejanas alusivas à temática da água na Praça da República.
Em paralelo, a empresa continua a dinamizar regionalmente, com os municípios, a campanha de âmbito nacional “Poupe água hoje para ter amanhã. Não gaste mais do que precisa”, que pretende sensibilizar para a importância de poupar e reutilizarmos muito mais água, tendo em conta a situação de seca severa em que o país se encontra.
No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Água, associou-se ainda à iniciativa “H2OFF – Hora de fechar a torneira”, promovida pela APDA – Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas, com o objetivo de apelar aos cidadãos e cidadãs para que fechassem a torneira durante uma hora, sem qualquer consumo de água, entre as 22h00 e as 23h00, num gesto deliberado e consciente para um futuro mais sustentável.